Desenvolvimento do mapa estratégico como diretriz de gestão em serviço de fisioterapia hospitalar

Cansado de navegar no escuro? Um mapa estratégico é a bússola que o seu serviço de fisioterapia precisa para alcançar novos patamares.

Veja o exemplo usado na Divisão de Fisioterapia do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Breve resumo do artigo

O artigo aborda um projeto de gestão desenvolvido na Divisão de Fisioterapia do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. O gerenciamento de serviços de saúde em um hospital terciário e de grande porte é caracterizado por sua complexidade, especialmente devido a mudanças tecnológicas constantes, aumento da população idosa, doenças crônicas e escassez de recursos. Nesse contexto, o projeto visou a construção de um mapa estratégico fundamentado no Balanced Scorecard (BSC), que serve como uma diretriz gerencial e ferramenta de análise de desempenho. Reuniões estruturadas com a liderança da fisioterapia foram realizadas para definir a visão de futuro e os objetivos estratégicos da divisão, com foco na qualidade e segurança assistencial.

A elaboração do mapa estratégico envolveu a participação ativa da equipe de liderança, permitindo a liberdade de expressão e criatividade, essenciais para a identificação das necessidades na assistência fisioterapêutica. O mapa foi representado graficamente, facilitando a compreensão dos objetivos e diretrizes estratégicas que guiarão as ações e o desempenho da Divisão de Fisioterapia nos próximos anos. Além disso, o projeto buscoualinhar as ações da divisão com o mapa estratégico institucional, promovendo melhorias contínuas na qualidade dos serviços prestados, essencial para atender as exigências de órgãos reguladores e usuários

O artigo destaca que esse modelo de gestão, baseado nos princípios do BSC, é inovador na área da fisioterapia, oferecendo uma abordagem sistemática e integrada para a melhoria da qualidade assistencial.

baixar o artigo completo